Atalhos e os seus beneficios no trabalho administrativo

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar os beneficios que os atalhos do teclado podem trazer para o trabalhador administrativo. O trabalho administrativo é um trabalho que está muito dependente do meio informatizado. O contacto entre o trabalhador e o computador é feito atrás do rato e do teclado. Este trabalho tem momentos que são considerados muito repetitivos, como copiar, colar, aceder a pastas, guardar documentos. Todo este trabalho acaba por ser feito através do rato.

O que são atalhos?

Atalhos são comandos ou combinações de comandos feitos através do teclado que providenciam uma forma alternativa de realizar algumas tarefas que são habitualmente feitas com o rato.

Algumas organizações, como “The New York Committe for occupational Safety and Health”, e especialistas em ergonomia, recomendam o uso de atalhos para utilizadores de computador(Stamatis, 2004).

Um maior uso de atalhos minimiza a necessidade de usar o rato e permite que os utilizadores de computadores, mantenham os seus braços posicionados mais perto da linha média do corpo, como é recomendado pela ergonomia.

O uso de atalhos, aumenta também a velocidade de trabalho, o que leva a uma maior produtividade(Borland, 1997; Bott, 2000).

Quais os beneficios das shortcuts?

Cinco benefícios:

1. Eficiência

É reconhecido que podemos aumentar a produtividade e realizar mais tarefas usando o teclado em vez do rato. Por exemplo, para selecionar todo o texto de um documento, é mais rápido usar o atalho “CTRL + A”, que seleciona todo o texto, do que selecionar o texto todo do documento com o rato.

2. Multitarefas (Multitasking)

O facto de não precisar de ver onde se encontra o cursor, permite que o seu foco não fique na tarefa que está a realizar, permitindo executar outras tarefas ao mesmo tempo.

3. Complementaridade

O rato e o teclado usados em simultâneo por vezes criam uma boa sinergia. Há certas tarefas que se executam melhor com um do que com outro, mas há muitas outras tarefas que funcionam melhor com o uso de ambas.

4. Redução de riscos para a saúde

O uso excessivo do rato está associado à lesão da síndrome de repetetividade muito mais do que o uso excessivo do teclado. O uso alternado do rato e do teclado leva a uma redução da fadiga nos pulsos e dedos.

5. Precisão

Quando a sua profissão requere precisão é recomendado que se use o teclado, por exemplo se trabalhar em edição de texto é mais adequado o uso do teclado através dos atalhos.